O que é a Arteterapia?

A arteterapia mistura o fazer arte e a psicologia. Com essa técnica, exploramos seus sentidos, sua visão de mundo, suas angústias, seus potenciais e suas relações. Você vai entrar em contato com sentimentos usando da arte para expressar aquilo que nem sempre se consegue dizer com palavras ou nem sabemos que carregamos dentro de nós.

A arte é tão antiga quanto o próprio ser humano, e é por isso que suas possibilidades são imensas. Com a arteterapia, você enfrenta dificuldades por meio da simbologia das cores, das tintas, da argila, da dança, do teatro, do bordado, etc. O ato criativo durante as sessões permite transformar e ressignificar experiências de vida. Afinal, a criatividade é necessária para a nossa sobrevivência.

Os benefícios da arteterapia incluem o aumento da autoestima, uma maior capacidade de resiliência, além do autoconhecimento. Esta técnica está ligada à diminuição da ansiedade, maior disposição e também fortalecimento de laços sociais. Não há contraindicações para a arteterapia, que pode ser trabalhada também em grupos, independentemente da idade.

Há um contato com as emoções, que são elaboradas e exploradas em um ambiente seguro e bastante informal. Ao criar durante uma sessão de arteterapia, abrem também os seus horizontes fora dela. A proposta é ampliar a visão sobre você mesmo, a vida, as relações.

As técnicas utilizadas dependem muito do que você busca e precisa, mas são baseadas na minha formação teórica. Cada proposta leva em conta o seu ser. É importante não se preocupar com a estética do produto final, mas o que ele representa. Um aspecto a ser treinado é a abertura para o novo, inclusive fazendo arte com materiais que você nunca teve contato antes. Use os cinco sentidos e se abra para novas experiências.

Resumindo, a arteterapia é uma técnica terapêutica complementar que se utiliza de diferentes recursos e materiais artísticos. Por meio dessas expressões, trazemos conteúdos inconscientes à tona que podem lhe ajudar. A partir dessa conexão, explora-se aos poucos a individualidade, buscando um caminho de autoconhecimento e mais leveza para criar e transformar sua jornada.