O que esperar da sua terapeuta?

Primeiramente, você deve sentir que sua terapeuta ou seu terapeuta está completamente presente e focado em você.

Ter toda a atenção desse profissional é um acordo implícito nesse trabalho que vocês estão fazendo juntos. Todo terapeuta pode ter alguns dias não tão bons, mas você deve esperar que sua terapeuta preste atenção às suas palavras, sua linguagem corporal e suas experiências.

A terapeuta vai estar lá com você, da maneira que você se vê em uma situação quando criança, por exemplo, como se um adulto estivesse realmente presente com você.

Consistência e Compromisso

Idealmente, o espaço terapêutico deve ser consistente e confiável. Seu compromisso semanal ou quinzenal será idealmente realizado na mesma hora no mesmo dia, por exemplo, para que você possa esperar e saber que estará lá para você.

Existem certas maneiras pelas quais a logística aparentemente mundana, como um compromisso consistente, pode fornecer conforto quando as semanas são estressantes e você sabe que há uma hora esperando por você para liberar e processar tudo que está acontecendo.

Da mesma forma, assim como seu terapeuta deve indicar claramente que é confiável e está trabalhando com você, seu compromisso também é importante.

A terapia existe para ajudá-lo a quebrar velhos padrões, curar velhas mágoas, metabolizar a vida cotidiana, revelar sua criatividade, sonhar, construir para o futuro e obter a plenitude que você procura. E há fluxos e refluxos para tudo. Algumas semanas parecerão super úteis e outras podem parecer um pouco confusas ou não tão valiosas.

Quando as coisas ficam estranhas

Se puder, fique durante alguns desses momentos antes de sair cedo demais.

Às vezes, seus mecanismos de defesa podem se disfarçar de tédio ou irritação. Você pode pensar que já disse tudo o que podia dizer na terapia e que acabou. Talvez seja verdade! Mas também: diga isso ao terapeuta. Converse sobre seus sentimentos sobre a terapia em si.

Esta pode ser a parte mais importante da terapia porque permite a comunicação interpessoal e, muito provavelmente, um espelho para outras dinâmicas em sua vida em torno da intimidade. Seu compromisso com os momentos difíceis da terapia também pode aumentar o compromisso nos momentos difíceis de outros relacionamentos. (Isso não significa dar desculpas ao seu terapeuta. Se algum relacionamento não for seguro ou não estiver funcionando para você, não há problema em seguir em frente!)

O valor da terapia

O recipiente terapêutico pode ser um espaço verdadeiramente sagrado, onde sua alma recebe o tempo e a atenção que provavelmente deseja neste mundo complexo e distraído. Deve ser um lugar onde suas feridas sejam cuidadas e onde você possa explorar o que quer que esteja em sua mente e coração. Aproveite este espaço. Seja indulgente. Seja curioso. Esteja determinado a ver a mudança. Depois de encontrar o relacionamento certo para você, você nunca mais olhará para trás.

Agende agora a sua consulta.

Uma resposta para “O que esperar da sua terapeuta?”.

  1. […] Pesquisas demonstram que, mais do que a abordagem terapêutica, a relação entre terapeuta e cliente é o fator curativo primordial. Garanta que se sinta seguro, compreendido e apoiado pelo terapeuta escolhido. Encontrar a pessoa certa é mais importante do que a abordagem específica – saiba o que esperar da sua terapeuta aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário